Somos a Rede de Mulheres do Ministério Apostólico Restaurar.
Desde o ano de 2008 o Senhor nos deu a revelação de que como mulheres escolhidas por Ele nossa maior missão é gerar frutos dignos do seu santo altar. Por isso nos dedicamos a agradar ao coração do Pai com atitudes, posturas e comportamentos de uma verdadeira mulher virtuosa. Dia a dia temos sido Restauradas para que se cumpra a vontade do Senhor em nós.
Entre em contato conosco pelo email: restauradas@gmail.com

.

.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Mulher rendeira...



Olá mulheres talentosas Restaurar, quero compartilhar com vocês este mês um pouquinho da variedade do artesanato potiguar. Olha o que achei na comunidade de Campo de Santana, localizada no município de Nísia Floresta, aqui no RN,  há um grupo e mulheres que se dedica à técnica do labirinto, um híbrido entre o bordado e a renda, trazido pelos colonizadores portugueses e difundido pelo Nordeste brasileiro. A princípio utilizado principalmente em paramentos eclesiásticos, digo, nas igrejas, com o tempo passou a decorar toalhas de banquete, panos de bandeja, centros de mesa, palas de blusas e vestidos, entre outros usos.
Os trabalhos de labirinto, cuja técnica é repassada de maneira informal, uma geração a outra  envolvem várias etapas – desfiar o tecido, torcer, encher e perfilar. Dependendo do tamanho da peça, pode-se levar dias ou meses para concluí-la. Por sua beleza, pela criatividade de seus motivos e pela identidade que expressa, é imperioso preservar esse artesanato, valorizá-lo e garantir sua sustentação econômica.


 Já a comunidade de Alcaçuz, no mesmo município, é uma das únicas comunidades do Rio Grande do Norte que preservam a técnica da renda de bilros ou renda de almofada. Trazida da Península Ibérica e amplamente difundida pela costa brasileira, está frequentemente associada à atividade pesqueira dos maridos das rendeiras e foi durante séculos ensinada de uma geração a outra. Utilizada no vestuário e em peças de guarnição da casa, a qualidade e a beleza dos padrões da renda potiguar fizeram com que, nas décadas de 1970 e 1980, essa produção tivesse grande aceitação no mercado consumidor.
A partir de então, essa atividade entrou em acelerado processo de desaparecimento, uma vez que o tempo despendido com trabalho tão delicado provocou a não competitividade do produto numa sociedade cada vez mais industrializada. Nesse contexto, o projeto Renda Minha, do Artesanato Solidário, atuou no sentido de valorizar a produção rendeira, visando à preservação de um importante aspecto de nossa cultura tradicional e à melhoria da qualidade de vida das mulheres que são depositárias desse saber ancestral.
As artesãs das duas localidades estão reunidas na Associação das Rendeiras de Alcaçuz e na Associação das Labirinteiras de Campo de Santana.
Com este lindo artesanato espero que vocês se inspirem cada dia mais e continuem como estas mulheres daqui a fazer as coisas mais lindas para nos vestir e decorar as nossas casas.



Beijos no coração, 
Pastora Ana Lúcia 
Ministério Apostólico Restaurar em Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra gente...
Deixe aqui sua opinião e nos ajude a construir um blog com a sua cara...
Beijos no Coração...
Equipe Restauradas