Sim, pode-se ajudar a treinar.
A primeira preocupação deve ser com o ambiente. Barulho, falta ou excesso de luz e televisão ligada podem atrapalhar quando a criança está lendo um livro, por exemplo. É preciso garantir o silêncio.
A concentração pode ser estimulada com os brinquedos também. Aqueles que emitem apenas sons não desenvolvem a atenção, porque não permitem que sejam desvendados. O quebra-cabeças, ao contrário, estimula a concentração. “Você tem de oferecer objetos que façam com que a criança permaneça descobrindo”, diz Rosane Moderno Schiller, psicóloga da área de educação infantil do Colégio Santo Américo.
E há diversos momentos do dia-a-dia em que esse treino pode continuar. “Quando os pais dão informações curtas e bem explicadas, a criança as memoriza e a atenção fica focada naquilo. Para se concentrar, ela precisa de organização. Quando não estiver em casa, faça combinados e deixe em um quadro, com horários”, diz Silvia Amaral, psicopedagoga, coordenadora da Elipse Clínica Multidisciplinar.
Excesso de atividades ou superestimulação podem atrapalhar a concentração. Não lote demais a agenda do seu filho.
3 DICAS PARA APROVEITAR A CONCENTRAÇÃO
Invista em brinquedos que estimulem a concentração da criança, como quebra-cabeças e brinquedos de montar.
Mantenha o ambiente em que a criança está tranquilo, com poucos estímulos, quando ela se dedicar a uma só atividade.
Converse olhando nos olhos do seu filho, preste atenção. Com isso, ele vai aprender a dar prioridade para as pessoas e descobrir como é legal dar e receber atenção.(Artigo extraído do site www.revistacrescer.globo.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante pra gente...
Deixe aqui sua opinião e nos ajude a construir um blog com a sua cara...
Beijos no Coração...
Equipe Restauradas